As vantagens de mudar o mundo num contexto educativo:
Disponível para diversas entidades: Escolas, Colégios, Municípios, Associações de Pais, IPSS’s, Centros de Atividades de Tempos Livres e outros contextos com ligação à infância e educação.
Acesso exclusivo a materiais: ferramentas de capacitação para agentes educativos como o Manual de Inovação Social e Curso Online, que incluem atividades prontas a implementar (formato PDF).
Preço especial: descontos exclusivos e ofertas especiais para os contextos educativos.
Acompanhamento: reunião de preparação (presencial ou online) e acompanhamento à distância durante a implementação.
Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: é um conteúdo enquadrado na portaria 194/2021 de 17 de setembro, como conteúdo que promove a formação para a área do empreendedorismo.
Caso pretenda receber informações detalhadas, por favor deixe o seu contacto:
A nossa história
O projeto Mudar o Mundo nasceu na IRIS, uma incubadora de inovação social promovida pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento. No âmbito da capacitação da comunidade para a inovação social a IRIS desenvolve, desde 2017, um programa educativo que promove a cidadania nas crianças, através da exploração da sua criatividade colocada em prática na busca de soluções para problemas sociais e ambientais graves.
Em 2019 foi realizado um estudo de impacto e, até 2021, este programa já chegou a mais de 2400 crianças e jovens. Todos os lucros deste projeto revertem para a Associação IRISOCIAL, uma associação sem fins lucrativos. A energia que move esta iniciativa e a sua equipa é a vontade de trabalhar com as crianças para a construção de um mundo melhor. Junte-se a nós nesta missão!
O que diz quem já anda a mudar o mundo
Este projeto é muito importante porque as crianças aprendem a ser empreendedoras no futuro, levam para casa a mensagem para os pais do que fizeram na escola e nunca se sabe se estes projetos criam neles um explorador ou um inovador social.
Gosto de dar ideias às pessoas para fazerem o melhor para o mundo. Inventei um clube de trocas que também dá para reutilizar as roupas estragadas. Estou feliz por ter ganho o prémio e estar entre os finalistas.
Guilherme Pereira Finalista do Concurso Aprendizes de Inovação Social, 2019
Não querendo desprezar nenhum dos projetos que estamos a fazer ou já fizemos, mas diria que falar de inovação social e fazer o papel que a IRIS está a fazer no nosso território, é um dos projetos mais importantes, senão o mais importante, para o futuro.
Cristina Moreira Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lousada, 2019
A IRIS trouxe a inovação social para a minha vida, desafiando-me a inovar, a criar soluções diferentes para os mesmos problemas e descobri que afinal ser resiliente até é uma qualidade, e não um defeito. Um empreendedor social precisa de criatividade e a IRIS fez-me ver que toda a minha criatividade pode resolver problemas.
Marta Pinheiro Aluna do 4º ano, Felgueiras, 2019
O programa promovido pela IRIS levou o conceito da inovação social ao público mais jovem dos municípios do Tâmega e Sousa. A comunidade escolar demonstrou uma motivação inquietante sobre a temática e demonstrou-a, de forma exemplar, por testemunhos, ações e projetos.
Olga Melo Equipa da Educação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, 2019
Gostei muito de ter participado e lembro-me que o tema da inovação social me despertou curiosidade. Percebi que podemos resolver problemas sociais de forma simples e memorizei os cinco poderes.
Maria João Carneiro Aluna do 3º ano, Amarante, 2018
É importante termos parceiros que nos ajudem a estimular e a incentivar os nossos jovens a pensar os problemas ambientais e sociais e este foi o objetivo da IRIS, daí esta importância desta parceria.
Paulo Silva Vereador da Câmara Municipal de Paredes, 2019
O Programa Educativo implementado pela IRIS foi algo extraordinário e novo na sala de aula. Permitiu que os alunos conseguissem exprimir e mostrar as suas capacidades inovadoras e de empreendedorismo. O que mais me cativou foi a naturalidade com que os miúdos desenham soluções aprazes e até exequíveis.
Paula Rocha Professora do 1.º ciclo, Paços de Ferreira, 2018